top of page
O CEMOPE

O projeto inicial para a criação de um Laboratório de História Oral, vinculado ao Departamento de História e Geografia da FURB, foi discutido e gestado a partir de setembro de 1998, com a posterior aprovação unânime junto ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), no dia 16 de dezembro de 1998 (Parecer 455/98). Os objetivos primordiais para a proposição de criação do referido Laboratório eram:  formar jovens pesquisadores com interesse na metodologia da História Oral, por meio de estágios de pesquisas realizados junto aos projetos em andamento no Laboratório, e desenvolver um acervo de dados colhidos através de relatos orais sobre Blumenau e região. Tais propósitos se configuraram mediante a coordenação das professoras Sueli Maria Vanzuita Petry e Maria Luiza Renaux, cuja atuação no campo da pesquisa e do ensino, possibilitou a manutenção e desenvolvimento de estudos no âmbito da História do Vale do Itajaí.

Atualmente, o Centro de Memória Oral e Pesquisa - CEMOPE, assim denominado desde o ano 2000, é coordenado pela Professora Doutora Cristina Ferreira, professora efetiva do curso de História da FURB desde 1996, que ministra as disciplinas de Prática de Pesquisa em História I e II; Projeto de Pesquisa em História; Trabalho de Conclusão de Curso em História (TCC); História de Santa Catarina e Brasil Imperial e Republicano. O laboratório de pesquisas conta com um acervo de mais de 300 entrevistas, tornando-se espaço privilegiado para a realização de pesquisas e guarda de relatos orais acerca da História do Vale do Itajaí. Sua principal coleção, intitulada “Entrevistas realizadas pelos ex-alunos do Curso de História da FURB”, foi constituída ao longo dos trinta e dois anos de formação de professores de história e historiadores no Curso de História da FURB. As diferentes metodologias e usos da História Oral empregados pelos acadêmicos na coleta dos depoimentos originaram uma coleção multifacetada, com uma infinidade de entrevistas que privilegiam a trajetória de vida de personagens que atuaram nas cidades que compõem o Vale do Itajaí, com destaque para Blumenau e região. Além das transcrições das entrevistas, também constam índices temáticos, toponímicos, nominais e seus respectivos termos de cessão de direitos para uso do conteúdo constante das entrevistas. Os áudios das entrevistas dessa coleção estão divididos entre o acervo do CEMOPE e o do Centro de Memória Universitária FURB, responsável pela organização e administração de documentos internos da Universidade.

Para além do trabalho desenvolvido a partir do acervo de entrevistas, o CEMOPE realiza, sob a orientação da Professora Doutora Cristina Ferreira, pesquisas históricas em simbiose com duas áreas temáticas principais: História do Brasil, em um recorte temporal que envolve desde o período imperial até a contemporaneidade, e História do Vale do Itajaí. Os conceitos de Cultura Histórica, Literatura e Memória são as chaves de leitura privilegiadas para a compreensão dessas diferentes temporalidades, em função das interpretações polissêmicas que evocam, a partir de variações que comportam a circularidade cultural de sujeitos e narrativas, intrínsecas às diversas tipologias de fontes históricas investigadas no processo de pesquisa em História. As análises documentais e os princípios da operação historiográfica empreendidos pelo historiador e seu ofício estão pautados no comprometimento acadêmico com as dimensões culturais, sociais e políticas, aportadas nas abordagens da História do Discurso, História Oral, História Imediata, História Regional, Micro-História e Biografias. São contemplados em especial os estudos de processos históricos que envolvem o cruzamento de fronteiras entre escravidão e liberdade, experiências democráticas e ditaduras, olhares de pesquisadores estrangeiros e historiadores brasileiros, espaços de sociabilidade e movimentos atrelados ao Estado, com enfoque relacionado às limitações e/ou ampliações proporcionadas aos pesquisadores pela recente expansão dos domínios, fontes históricas e campos temáticos da história.

bottom of page